Mano Menezes é o novo treinador da seleção peruana. O técnico brasileiro, de 63 anos, fechou acordo com a federação do Peru quase dois meses após sua saída do Grêmio, e o anúncio oficial está previsto para esta quinta-feira (29).
Copa de 2030 no Horizonte
O principal objetivo da Federação Peruana de Futebol com a contratação de Mano Menezes é iniciar um novo ciclo, visando a classificação para a Copa do Mundo de 2030. A informação, inicialmente antecipada pelo jornalista Enrique de la Rosa, foi reiterada pelo jornal Libero, do Peru, destacando a ambição do projeto.
Legado de Desafios Recentes
Mano Menezes ocupará a vaga deixada pelo argentino Óscar Ibáñez, que foi efetivado em fevereiro de 2025, mas não obteve sucesso na briga por uma vaga no Mundial de 2026. O Peru terminou as Eliminatórias Sul-Americanas em nono lugar (vice-lanterna), com oito pontos de desvantagem para a Bolívia, que garantiu a repescagem. Além de Ibáñez, Jorge Fossati e Juan Reynoso também comandaram os peruanos na disputa pela vaga na Copa de 2026.
Experiência Internacional e Clubes
Este será o segundo trabalho de Mano Menezes à frente de uma seleção nacional. O primeiro foi no Brasil, entre 2010 e 2012, período em que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012. Além do Grêmio, seus trabalhos mais recentes no futebol de clubes incluem passagens por Fluminense, Corinthians e Internacional.