Início e Formato da Competição
A 56ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, popularmente conhecida como Copinha, está prestes a começar, trazendo consigo a tradicional expectativa de revelar novos talentos para o futebol brasileiro. O torneio tem início nesta sexta-feira, 2 de janeiro, e se estenderá até o dia 25 de janeiro, data em que se comemora o aniversário da cidade de São Paulo. A grande final, como de costume, será disputada no Estádio do Pacaembu, mesmo com as obras em andamento no complexo.
A fórmula de disputa permanece a mesma dos anos anteriores. Ao todo, 128 equipes foram divididas em 32 grupos de quatro times, distribuídos por diversas cidades do estado de São Paulo. Avançam para a segunda fase os dois melhores colocados de cada chave. A partir daí, a competição segue em formato de mata-mata, com jogos únicos. Em caso de empate nos confrontos eliminatórios, a decisão será nos pênaltis.
Novidades e Ausências na Edição de 2026
A edição de 2026 da Copinha se destaca pelo número expressivo de estreantes: 22 clubes participarão pela primeira vez. Entre eles, destacam-se Meia Noite-SP, Real-RR, Águia de Marabá-PA, Athletic-MG, Centro Olímpico-SP, Guanabara City-GO, Maricá-RJ, Naviraiense-MS, Quixadá-CE, São Luís-MA e União Cacoalense-RO. Essas novas presenças prometem adicionar um tempero de imprevisibilidade ao torneio.
Por outro lado, algumas ausências relevantes chamam a atenção. O Flamengo, tetracampeão do torneio, optou por não participar, priorizando a preparação de seus jovens atletas para o Campeonato Carioca. Clubes como Atlético-GO, Paysandu, Londrina, Caxias e ABC também não estarão presentes nesta edição. Entre os paulistas, equipes com histórico na competição, como Marília, Paulista de Jundiaí, Rio Branco, Batatais, São Bernardo e São Caetano, ficaram de fora.
De Olho nos Destaques e Times Tradicionais
O Corinthians, maior campeão da Copinha com 11 títulos, aposta suas fichas no meio-campista Gui Amorim, de 17 anos, reconhecido por sua leitura de jogo e capacidade ofensiva. O São Paulo, atual campeão e segundo maior vencedor com cinco taças, conta com o atacante Paulinho como seu principal destaque, além do meio-campista Gustavo Zabarelli, de apenas 16 anos.
O Palmeiras, que busca manter seu protagonismo após as conquistas de 2022 e 2023, aposta em jogadores que já tiveram minutos no time profissional, como o zagueiro Benedetti e o meia-atacante Erick Belém. O volante Luís Pacheco também é uma opção. O jovem Eduardo Conceição, de 16 anos, surge como uma promessa com potencial para seguir os passos de estrelas reveladas pelo clube, como Endrick e Estevão.
Todos os Grupos da Copinha 2026
A competição está organizada em 32 grupos, espalhados por diversas cidades do interior paulista:
- Grupo 1: Santa Fé do Sul
- Grupo 2: Votuporanga
- Grupo 3: Tanabi
- Grupo 4: Bálsamo
- Grupo 5: Araçatuba
- Grupo 6: Presidente Prudente
- Grupo 7: Assis
- Grupo 8: Jaú
- Grupo 9: São José do Rio Preto
- Grupo 10: Ribeirão Preto
- Grupo 11: Brodowski
- Grupo 12: Cravinhos
- Grupo 13: Franca
- Grupo 14: Patrocínio Paulista
- Grupo 15: Araraquara
- Grupo 16: São Carlos
- Grupo 17: Cosmópolis
- Grupo 18: Tietê
- Grupo 19: Sorocaba
- Grupo 20: Paulínia
- Grupo 21: Guaratinguetá
- Grupo 22: Taubaté
- Grupo 23: Mogi das Cruzes
- Grupo 24: Itaquaquecetuba
- Grupo 25: Santana de Parnaíba
- Grupo 26: Embu das Artes
- Grupo 27: Barueri
- Grupo 28: Guarulhos
- Grupo 29: Osasco
- Grupo 30: São Paulo (Ibrachina Arena)
- Grupo 31: São Paulo (Rua Javari)





